“Estresse x cortisol x ganho de peso"



“Estresse x cortisol x ganho de peso

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Ele serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

É o principal hormônio liberado em situações de estresse, que possui interferência direta no acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. A elevação na produção de cortisol aumenta a deposição de gordura na região abdominal. O cortisol também está envolvido no aumento da necessidade por doces, retenção de água e sódio, baixa energia, irritabilidade, compulsão alimentar, hiperglicemia e fraqueza. Isso ocorre quando o cortisol não esta em níveis normais no organismo.

Segue algumas medidas simples no dia a dia podem ajudar a manter uma vida mais calma e livre de picos do hormônio do estresse. Olha só:

  • Manter uma rotina de atividade física que te dê prazer;
  • Trabalhar o autocontrole quando a vontade incontrolável de comer (veja bem, não é fome, é vontade de comer!) bater;
  • Se achar muito difícil, procure profissionais que podem te ajudar. Terapia sempre pode ser uma boa opção.
  • Ter sempre um nutricionista ao lado, pois há como formular dietas que estimulem a serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do sono e humor, além de fitoterápicos;
  • Tentar leva uma vida calma. Se não podemos evitar problemas, vamos encará-los de uma forma mais branda. Estilo de vida faz toda a diferença.

 

 

Alimentos ricos em fenilalanina ajudam a diminuir o CORTISOL. 

A fenilalanina é um aminoácido que tem como uma de suas funções ser precursora da dopamina. Esse neurotransmissor, por sua vez, está envolvido no mecanismo de recompensa cerebral fazendo a pessoa se sentir bem e diminuindo aquela grande vontade de ingerir alimentos gordurosos e ricos em açúcar. "Quando você aumenta os níveis de fenilalanina, a pessoa se sente bem e então os níveis do cortisol, caso estejam elevados por causa do estresse, diminuem". Alguns alimentos ricos neste aminoácido são: frango, ovos, arroz integral, brócolis, abóbora, couve manteiga, agrião e alcachofra.